Você sabia que em 2023 o e-commerce atingiu 13,4% de participação no volume total de vendas no varejo brasileiro? Isso mesmo. São 8,5% a mais que no ano anterior, um crescimento significativo. De repente, você já faz parte dessa cadeia de negócios, seja como vendedor ou como consumidor e ainda não se deu conta de um fator primordial para o sucesso deste modelo de vendas. Hoje vamos falar sobre as embalagens de papelão estruturadas na era digital: como se adaptar ao e-commerce.
E-commerce em crescimento e as embalagens de papelão estruturadas
Os números do e-commerce em 2023 são muito expressivos. O faturamento de R$ 185,7 bilhões representa um ticket médio de R$ 470,00. Em ambos, houve, um crescimento de 2% em relação a 2022. E outro detalhe é valioso e revela porque as embalagens de papelão estruturadas na era digital são tão importantes. Entre os produtos mais adquiridos estão vários que são frágeis e precisam de proteção extra. Confira abaixo os itens mais comercializados:
- Moda e acessórios: 23%
- Alimentos e bebidas: 18%
- Saúde e beleza: 15%
- Casa e decoração: 12%
- Eletrodomésticos e eletrônicos: 10%
E onde as embalagens de papelão estruturadas entram nessa história?
Bom, as embalagens de papelão estruturadas na era digital têm grande importância porque proporcionam soluções inovadoras e sustentáveis que atendem às necessidades específicas deste segmento. Entre elas, selecionamos:
Flexibilidade e personalização
As caixas de papelão podem ser personalizadas em diversos tamanhos e formatos, adaptando-se perfeitamente às dimensões e formatos dos produtos do e-commerce, desde pequenos itens até objetos mais volumosos. Além disso, é possível personalizar o design e a impressão das embalagens com a marca e identidade visual da loja virtual, reforçando a experiência do cliente e criando um reconhecimento visual único.
Proteção com divisórias e encaixes
Outro fator relevante é que as embalagens de papelão estruturadas podem ter divisórias, encaixes e outros elementos internos que protejam e acomodem os produtos frágeis ou com necessidades específicas de transporte.
Resistência e segurança
E por falar em proteção, as embalagens de papelão estruturadas oferecem alta resistência a impactos e vibrações durante o transporte. Isso assegura a integridade dos produtos durante todo o processo logístico. Elas são capazes de suportar o peso dos produtos e agregar opções de fechamento seguro como abas autoadesivas, lacre inviolável e fitas adesivas. Além disso, é possível agregar mecanismos de rastreabilidade nas caixas para aumentar o controle sobre o trajeto até a entrega. Resistência e segurança para quem vende e para quem compra.
Sustentabilidade + economia = combinação em alta
As embalagens de papelão estruturadas são 100% recicláveis e biodegradáveis, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente e para a imagem da loja virtual. Mas não é só isso! Elas podem ser otimizadas para ocupar menos espaço durante o armazenamento e transporte, reduzindo custos logísticos e de frete, um grande desafio do e-commerce no Brasil.
E como escolho a embalagem ideal para meu e-commerce?
Bom, esse é um ponto muito importante. Por isso, considere características do produto como tamanho, peso, fragilidade e necessidade de proteção especial. Avalie ainda o tipo de transporte, tempo de entrega e a manipulação da embalagem. E não se esqueça da experiência do cliente. Praticidade de abertura, reutilização da embalagem, impacto visual. Tudo isso deve ser levado em conta.
Embavally tem soluções para o seu e-commerce
Pronto! Você já sabe que escolher embalagens de papelão estruturadas que atendam às necessidades específicas do seu e-commerce garante a proteção dos produtos durante o transporte e proporciona uma experiência positiva ao cliente. Agora, que tal conhecer quem pode oferecer as melhores soluções para o seu e-commerce com alta tecnologia e sustentabilidade. A Embavally projeta e fabrica embalagens estruturadas de alta performance e é referência no mercado há dez anos. Conheça nossos projetos e fale com um de nossos consultores. Nós podemos ajudar seu e-commerce.